Carta aberta assinada por instituições caicoenses pede abertura da Delegacia da Mulher e será enviada a governadora do RN

Agosto Lilás termina com ação concreta idealizada pelo Programa Suerda Medeiros e a advogada Dra Kalina Leila e apoiada por diversas instituições

 

Ao longo de todo este mês – em que se celebra o Agosto Lilás, uma referência ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, e que também se comemora aniversário da Lei Maria da Penha, marco legal do enfrentamento a essa violência específica – representantes femininas de várias instituições da sociedade civil, desenvolveram várias discussões acerca do tema, através da Série Agosto Lilás, composta por cinco episódios, no  ‘Programa Suerda Medeiros’, na Rádio Rural FM 102,7.

A discussão deu ênfase para a necessidade premente de revitalização/reestruturação  e funcionamento pleno da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do Município de Caicó. Coroando o Agosto Lilás, as Instituições envolvidas – sob a coordenação da OABCAICÓ –  realizarão, nesta segunda feira (31/08), a partir das 10h, no ‘Programa Suerda Medeiros’ um encontro telepresencial que culminará com a elaboração de uma CARTA ABERTA DA SOCIEDADE CAICOENSE, subscrita por todas as Instituições, que será endereçada e entregue, simbolicamente, à Governadora Fátima Bezerra.

“Com menos de dois meses no ar com este programa, fico extremamente feliz em podermos não só discutir, mas contribuir para uma ação concreta, que é a reivindicação da DEAM para Caicó, através desta carta”, afirma Suerda Medeiros.

Dra Kalina Leila diz que durante todo o mês vários episódios trataram de assuntos como: “Pelo fim da violência contra a mulher”; “Será que a gente sabe o que a Lei considera violência contra a mulher?”;”Porque é tão importante uma delegacia da mulher”; “A importância do Judiciários no combate à violência contra a mulher” e por fim “Carta Aberta à Sociedade Caicoense”, que será entregue à governadora Fátima Bezerra”, afirma a advogada.

A discussão será às 10h, transmitida pela Rádio Rural FM 102,7 no Programa Suerda Medeiros e contará com:

Presencialmente:

  • Suerda Medeiros – Apresentadora do programa
  • Dra Kalina Leila – Advogada e Consultora do Núcleo de Prática Jurídica da UFRN
  • Dra Érica Canuto – Promotora de Justiça de Defesa da Mulher / Professora da UFRN/ Coordenadora do NAMVID- Núcleo de Apoio à Mulher vítima de violência doméstica e familiar contra a mulher / Doutora em Ciências sociais
  • Rosâgela Maria – Vereadora / Presidente da Câmara de Vereadores de Caicó

 

Via zoom – Virtualmente

  • Caio Dantas –   Diretor Geral do Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes
  • Santana Taciana – Integrante da Coletiva Mulheres Plurais
  • Ezilda Melo. Professora Universtária. Mestra em Direito pela UFBA. Especialista em Direito Público pelo Juspodivm. Pesquisadora. Advogada com atuação em direito das mulheres. Autora de obras jurídicas com recortes de gênero. Feminista. Poetisa.
  • Dra Ana Luiza de Oliveira e Oliveira Sanitarista / Doutora em Saúde Coletiva / Docente da EMCM/UFRN
  • SIBELY VARELA – Coordenadora – CRAS/SEMTHAS
  • Antônio Marcos – advogado e presidente da OAB/Caicó