Apex-Brasil lança no Rio Grande do Norte programa de capacitação de empresas para exportação e Caicó terá polo produtor

Programa de Qualificação para Exportação atenderá 150 empresas em Natal, Mossoró e Caicó. Agência também apresentará inédito estudo de oportunidades para exportações Potiguar

Nesta terça-feira, 30 de junho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação no Rio Grande do Norte: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com a Universidade Potiguar (UnP), integrante da rede Laureate, pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado por meio de plataforma virtual com transmissão online.

O Núcleo tem sede em Natal e em dois polos: um em Mossoró, polo produtor de frutas, sal e da cadeia produtiva de óleo e gás e um em Caicó, para atender as empresas da região. O objetivo é qualificar 150 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países. A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas; frutas; cosméticos e higiene pessoal e TI. Mas, no decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser incorporados. É a segunda edição do PEIEX RN na região, no período de 2016-2018, o programa atendeu 190 empresas.

No mesmo dia também será apresentado o estudo “Rio Grande do Norte – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos”, documento produzido com exclusividade pela Apex-Brasil e que traz panorama geral da economia do Estado e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos naquela unidade da federação.

Em 2019, as exportações do RN totalizaram US$ 394,8 milhões, o que representou um aumento de 42,47% em relação aos dados de 2018. Com uma participação de 0,2% nas exportações totais do Brasil em 2019, o RN é o 20º no ranking das Unidades da Federação com maior valor exportado. O estado Potiguar não seguiu, em linhas gerais, a trajetória das exportações brasileiras nos anos analisados. Entre 2012 e 2019, as exportações do RN registraram crescimento média anual de 6,10%, enquanto as brasileiras caíram 1,03%. Como resultado, a participação de Rio Grande do Norte no total exportado pelo país passou de 0,11%, para 0,18%.

“Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, observa-se que existe crescimento de empresas com potencial exportador na região; e onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX”, afirma Edervaldo Teixeira, Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil. Devem participar do evento representantes da Apex-Brasil, a Presidente da UnP, Samela Soraya Gomes de Oliveira, e o Reitor da UnP, Prof. Dr. Breno Schumaher.

 

Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 19 Estados mais Distrito Federal, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa cobrindo 1.187 municípios.

Até setembro de 2019, foram atendidas 3.046 empresas. Desse total de empresas, 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de têxtil e confecção, máquinas e equipamentos, móveis e cosméticos (dados de novembro/2019).

Sobre a Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

SERVIÇO
Lançamento do PEIEX Rio Grande do Norte
Data: 30 de junho de 2020
Horário: 10h-12h
Local: Plataforma Blackboard/Collaborate
Inscrições: www.unp.br/eventos