Abertas inscrições para o Projeto Jovem Senador para alunos de escolas públicas do RN

Suerda Medeiros

Estão abertas as inscrições paraa edição 2019 do projeto Jovem Senador (JS).

Com o intuito de estimularestudantes de escolas estaduais para refletirem sobre política, democracia ecidadania, anualmente, o projeto JS seleciona alunos do ensino médio através deum concurso de redação para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

Esse ano, a temática da redaçãovai abordar a importância de compreender sobre o dinheiro público.

Com o tema “Cidadão que acompanhao orçamento público dá valor ao Brasil”, os estudantes deverão desenvolver umaredação com no máximo 30 linhas sobre o conteúdo.

Para participar do Jovem Senador2019, é necessário que o aluno esteja matriculado e frequente uma escolapública estadual, ter no máximo 19 anos até o final do ano e ter adisponibilidade de participar da fase presencial que acontece de 25 a 30 denovembro de 2019. 

A seleção e inscrição do alunodeve ser feita pela escola até o dia 16 de agosto, para se inscrever, cadaescola deverá encaminhar uma redação para representa-la no concurso. No âmbitoestadual, o JS é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura,do Esporte e do Lazer por meio do Núcleo Estadual de Educação para a Paz eDireitos Humanos (NEEPDH).

As 27 redações vencedoras serãodivulgadas até o dia 11 de outubro. Esses vinte e sete alunos vencedoresdeverão participar da atividade presencial que acontece em Brasília.  Oprojeto é uma realização do Senado Federal em parceria com as Secretarias deEducação Estaduais de todo o país. 

As inscrições e regulamentospodem ser acessadas no site oficial do projeto Jovem Senador. 

Calendário 
16 de agosto – Fim das inscrições
20 de setembro – Fim da seleção nas Secretarias de Educação
11 de outubro – Fim da seleção no Senado Federal
11 de outubro – Data-limite para divulgação do resultado
25 de novembro – Início da semana presencial em Brasília
26 de novembro – Cerimônia de posse e eleição da Mesa Jovem
29 de novembro – Votação final dos projetos
30 de novembro – Partida dos vencedores